Tênis: as diferentes superfícies das quadras.

Saibro (clay)

O saibro nada mais é que pó de tijolo, o que dá à quadra a aparência de coberta por um tipo de terra. Devido ao uso desse tipo de material, a quadra de saibro é mais fofa, fazendo com que, ao quicar, a bola perca velocidade e ganhe efeito. Sendo assim, o jogo no saibro tem uma característica um pouco mais lenta do que nas outra superfícies. Esse tipo de piso favorece jogadores que gostam de trocar bola do fundo da quadra e que saibam colocar um bom spin na mesma – não é o local preferido dos jogadores que, por ventura, adotem um estilo de jogo mais rápido, que não tenham paciência para ficar trocando bolas e gostem de usar o saque e voleio.

O principal torneio disputado nesse tipo de piso é o de Roland Garros, um dos quatro Grand Slams.

Grama (grass)

A grama é a superfície mais rápida e mais irregular que se pode ter em uma quadra de tênis e a relva não deve ultrapassar os 8 mm de altura. Esse tipo de piso se torna rápido, pois quando a bola quica na grama, a mesma não recebe muita ação da superfície, perdendo pouca velocidade e ficando baixa em relação à cintura do jogador, forçando-o, muitas vezes, a flexionar os joelhos para ter um melhor ângulo para golpeá-la. Como a quadra é feita de grama, ela pode apresentar algumas irregularidades, fazendo com que a bolinha mude sua trajetória mude após o contato com o chão. É o tipo de quadra favorita de tenistas que utilizam o saque e voleio.

Apesar de se tratar da superfície mais tradicional do tênis, atualmente a temporada de grama no tênis é muito curta, tendo apenas sete torneios durante a temporada, sendo o mais importante dele o Grand Slam de Wimbledon.

Piso duro (hardcourt)

A quadra dura (ou rápida) pode ser feita de concreto, material sintético ou carpete e, no geral, elas têm as mesmas características. Nesse tipo de piso, o jogo é mais dinâmico, podendo tanto ser desenvolvido com golpes da base como podendo ser jogado no saque e voleio. É a superfície ideal para jogadores que sabem dosar em seu jogo bolas de efeito e bolas de força. Por contar com uma superfície lisa, quique da bola se torna praticamente perfeito, não tendo nenhum desvio de trajetória.

Os dois principais torneios nesse tipo de quadra são os Grand Slams que abrem e fecham a temporada, o US Open e o Australian Open. Além destes, há também o

ATP World Tour Finals e o WTA Tour Championships, torneios que reúnem os oito melhores tenistas do ano dentre os homens e dentre as mulheres, respectivamente, para saber quem é o campeão da temporada.

Quer jogar como um campeão? Construa sua quadra profissional com a INKA ENGENHARIA

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square

© 2017 - Inka Engenharia Esportes. Criado orgulhosamente por AC³Digital

  • Facebook - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle